A prostatectomia laparoscópica simples assistida por robô é um tratamento cirúrgico minimamente invasivo para pacientes com aumento benigno da próstata. Este procedimento é ideal para homens com volume da próstata acima de 80 gramas, e para aqueles com obstrução significativa ou problemas de retenção urinária.
Esta cirurgia não deve ser confundida com uma prostatectomia radical laparoscópica assistida por robô, realizada para tratar câncer de próstata. Durante uma prostatectomia simples, apenas o núcleo central da próstata é removido, em comparação com a remoção de toda a próstata, vesículas seminais, vasos deferentes e, às vezes, nervos e nódulos linfáticos pélvicos durante a prostatectomia radical. Este procedimento não está associado a risco de incontinência urinaria ou disfunção erétil, que podem acontecer no tratamento do câncer de próstata. Como a próstata inteira não é removida, os homens devem continuar a fazer o rastreamento do câncer de próstata pelo urologista.
As vantagens da prostatectomia simples robótica incluem incisões cirúrgicas menores, reconstrução mais precisa da bexiga e uretra, menor perda de sangue e necessidade de transfusão de sangue durante e após a cirurgia, dor e desconforto pós-operatório reduzidos, tempo de internação mais curto e recuperação geral mais rápida. Sinais de hiperplasia prostática benigna incluem necessidade urgente ou frequente de urinar durante o dia e à noite, um jato urinário lento ou fraco, dificuldade em esvaziar completamente a bexiga, dificuldade ou demora para começar a urinar e um fluxo urinário intermitente.