O Novembro Azul é acampanha de conscientização a respeito da prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Um panorama geral sobre a doença

Um dos perigos do câncer de próstata é o fato de ser assintomático em sua fase inicial. Com o avançar do quadro, possíveis sintomas são dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite (sintomas também frequentes com o crescimento benigno da próstata) e dores ósseas relacionadas a disseminação da doenca. No estagio inicial da doenca, as chances de cura da doença ainda são bastante elevadas, chegando a 90%. Já na fase avançada, quando a doença não está mais restrita a próstata, pode se tornar incurável.

O rastreamento do câncer de próstata é feito por meio de dois exames: dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) e exame de toque retal, o mais importante. A maior parte dos médicos recomenda que os exames sejam feitos anualmente a partir dos 45 anos, já que 20% dos casos são diagnosticados na fase inicial. Por isso é extremamente importante que o público masculino crie consciência sobre a necessidade de se manter precavido através do acompanhamento médico urológico e dos exames de prevenção. A ressonância magnética de próstata também tem se tornado exame importante no diagnostico da doença.

O diagnóstico definitivo é feito após a retirada de fragmentos da próstata por meio de biópsia transretal guiada por ultrassonografia e pela ressonancia. Esse procedimento é indicado quando existem alterações na dosagem do PSA (proteína específica da próstata medida no sangue) ou alterações no exame de toque retal ou na ressonância magnetica, ou na combinação desses exames. A biopsia é hoje feita utilizando-se um software de fusão de imagens que sobrepõe a imagem da ressonância e do ultrassom em tempo real durante o procedimento, permitindo maior precisao no diagnostico. O hospital nove de Julho conta com a ultima geração do aparelho para biopsia de fusão  

Cirurgia Robótica: uma opção inovadora, precisa e eficaz

Você sabia que a intervenção cirúrgica para retirar o tumor da próstata pode ser feita com o auxílio de um robô? Dessa forma, o procedimento ocorre de forma minimamente invasiva, através dos braços mecânicos do equipamento, que atuam com grande precisão, reduzindo a possibilidade de complicações operatórias. Na ponta destes braços alguns instrumentos cirúrgicos de alta precisão ficam em contato com o paciente, além de uma câmera que capta imagens em três dimensões, permitindo a visualização de microestruturas e ampliando a imagem do campo cirúrgico em alta definição.

A cirurgia robótica ainda conta com o recurso de filtragem de tremores das mãos, fundamental para procedimentos de longa duração, mais cansativos. Por realizar as incisões com pequenos furos, sem precisar da abertura do abdome do paciente, a cirurgia robótica tem ainda outros benefícios como a diminuição do tempo de recuperação (de 15 para sete dias, em média), menor risco de sangramento, menos dor e ainda menor tempo de utilização de sonda na uretra. Os efeitos colaterais também diminuem: com essa cirurgia, os pacientes têm 5% menos chance de ter problemas de incontinência urinária, além de menos risco de disfunção erétil.