A vaporização da próstata com laser GreenLight é um procedimento usado no tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), um aumento da próstata que resulta na obstrução do fluxo urinário causando sintomas com aumento da frequência urinaria, jato fraco, acordar a noite para urinar e sensação de resíduo após a micção.
Este tratamento consiste em uma técnica minimamente invasivas no tratamento da HBP. O procedimento usa a tecnologia de luz laser de alta potência combinada com fibra ótica para vaporizar o tecido prostático que provoca obstrução do canal urinário. Este laser é uma alternativa à ressecção transuretral da próstata (TURP) e demonstrou ser igual em termos de eficácia na melhora dos sintomas mas com benefícios em termos de recuperação pós operatório e menor risco de complicações. Uma das vantagens da técnica de Greenlight, quando realizada pelo Dr Rafael Coelho, é a possibilidade de preservar ejaculação em mais de 80% dos casos, diferente da RTU tradicional. Outras vantagens do laser Greenlight são sua capacidade de proporcionar aos pacientes alívio rápido dos sintomas, sangramento mínimo, alta hospitalar em 24h, retorno as atividades normais em 2 a 3 dias, retorno à atividade física em 3 a 4 semanas. Este procedimento de laser não foi associado a impotência sexual nem incontinência urinaria
O laser GreenLight é, portanto, procedimento seguro, eficaz, simples, oferece uma recuperação mais rápida em relação a outros procedimentos de tratamento atualmente disponíveis para a HBP. Acompanhe o procedimento no nosso vídeo.